Blog

Ortodontia – é importante saber!

Ortodontia – é importante saber!

A Ortodontia é a especialidade da Odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições, decídua (de leite), mista e permanente e seus desvios de normalidade, prevenindo, interceptando e corrigindo as más oclusões.

Apesar de não existir idade mínima para realizar a primeira consulta ao Ortodontista, a época mais oportuna é no começo da troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes, ou seja, no início da dentição mista.

O Clínico Geral ou o Odontopediatra (dentista responsável pelo tratamento em crianças) normalmente estão preparados para detectar alguma alteração da normalidade e encaminhar o paciente para uma avaliação Ortodôntica.

Hoje com o avanço da tecnologia, tratamentos podem ser feitos independentemente da idade do paciente, crianças, adolescentes, adultos ou pacientes da melhor idade, podem se beneficiar com a Ortodontia.

Os dentes mal posicionados dificultam a higienização, favorecendo o acúmulo de tártaro e conseqüentemente problemas gengivais, favorecem também o aparecimento de cáries e o desenvolvimento de funções e hábitos errados tanto mastigatórios como fonéticos. Podemos salientar também a sobrecarga da musculatura da mastigação, podendo levar a dores de cabeça e problemas de articulação tempororriandibular – ATM.

Uma das principais funções do tratamento Ortodôntico é restabelecer a oclusão dentária (perfeito engrenamento dos dentes superiores e inferiores), que é um dos fatores fundamentais para a correta mastigação, para uma boa nutrição, para a saúde sistêmica e bucal do paciente.

Não existe idade exata para a realização de um tratamento Ortodôntico, embora no paciente adulto alguns cuidados especiais devam ser tomados e observados, principalmente em relação aos tecidos de suporte dos dentes.
O tratamento Ortodôntico em adultos pode ser mais lento e limitado, devido à falta de crescimento ósseo, problemas periodontais, perdas de elementos dentários e maior comprometimento das estruturas dentárias devido à presença de próteses ou restaurações extensas.

Apenas o Especialista em Ortodontia poderá determinar a necessidade ou não de um tratamento Ortodôntico. Com base em um correto diagnóstico, o profissional poderá orientar o paciente na execução de um tratamento mais adequado a sua expectativa, com o objetivo de melhorar a oclusão, devolvendo um sorriso mais harmônico, uma boca mais saudável, uma aparência mais agradável e conseqüentemente uma melhor qualidade de vida.

Dr. Luís Gustavo Giesbrecht da Silveira - CRO-SP: 65455
Dir. Clínico da Nuance Odontologia
Cirurgião-Dentista
Ortodontista
Mestre em Ciências

Fonte: Qualidade em Saúde