Blog

Cinco Doenças da Boca Que Aparecem, Se Não Tomar Cuidado

Cinco Doenças da Boca Que Aparecem, Se Não Tomar Cuidado

Uma adequada e correta higiene oral ajuda a prevenir as doenças bucais mais comuns, desde cáries até gengivite. É uma das primeiras coisas que aprendem os alunos de Licenciatura em Odontologia, carreira que coloca especial ênfase na prevenção do aparecimento destas doenças, assim como em seu diagnóstico precoce e tratamento. Uma correta higiene bucal é essencial para evitar problemas.

A Importância de Saber Lavar Bem os Dentes

Mas, como lavar bem os dentes? Embora seja uma questão que daria outro artigo, os especialistas dizem que é preferível ‘varrer’ (a partir da gengiva até a ponta do dente) do que ‘esfregar’ com escova, além do que é aconselhável utilizar uma quantidade mínima de pasta de dentes: em um primeiro momento, a dispensaremos e apenas aplicaremos pouca quantidade no final de cada processo. Duas vezes por dia, pelo menos, durante dois minutos de cada vez, sem esquecer-se de usar o fio dental pelo menos uma vez por dia.

Além de lavar bem os dentes, também ajuda a manter a boca saudável evitar hábitos como o tabaco ou o álcool. A seguir relatamos alguns dos problemas que podem aparecer em sua boca, se você não mantém uma higiene adequada:

1. Cáries.
A mais comum das doenças dos nossos dentes, que aparece por uma incorreta higiene bucal e pela ingestão em excesso de açúcar. Você retardará muito o seu aparecimento se escovar pelos menos duas vezes por dia os dentes e evitar os doces.

2. Halitose.
Limpar pouco ou mal os dentes é a causa determinante para o aparecimento do mau hálito, embora aqui também desempenhem um papel importante os hábitos como o tabagismo.

3. Gengivite.
As gengivas terminam se inflamando por uma infecção ou pelo acúmulo de placa ou tártaro. Da mesma forma, uma correta escovação e o frequente uso do fio dental ajuda a prevenir o seu aparecimento.

4. Periodontite.
Quando não se afasta a tempo a gengivite, esta doença pode chegar a afetar o osso e se converter em uma periodontite, que pode terminar com o desprendimento das peças dentais.

5. Câncer de boca.
Atenção para as feridas ou úlceras que duram mais tempo do que o normal, porque poderiam ser um sinal desta doença. Tabagismo e ausência de higiene dental são fatores de risco para contraí-la.

Fonte: Saúde Dicas